Sobre Nós
Visão
Redefinir a experiência do cliente, combinando expertise com um atendimento impecável, para que cada interação seja tão aprimorada quanto o texto revisado.
Missão
Potencializar o engajamento dos leitores ao texto, aprimorando-o com técnica e sensibilidade. Atuar de forma integral buscando desenvolver e enriquecer o texto proporcionando uma experiência positiva e única tanto para os autores quanto para os leitores.
A Letra & Ato (antiga Revisão Dialogal) nasceu da paixão pela escrita, em meio aos estudos de doutoramento de nosso fundador no IFCH da Unicamp. O que começou como auxílio a amigos em artigos e teses, logo se transformou em uma atividade profissional, prestando serviços para editoras de prestígio, como a da Unicamp. Com trinta e cinco anos de experiência, acumulamos a revisão de milhares de obras entre livros, teses e dissertações.
Neste caminho, cada dúvida foi uma oportunidade de estudo; cada leitura, uma fonte de conhecimento para aprimorar as técnicas de escrita que repassamos aos nossos clientes. No entanto, o que realmente tornou a Letra & Ato um serviço editorial único foi a profunda compreensão do valor e significado de um livro para o seu autor. Essa percepção redefiniu a nossa metodologia, focando na dedicação ao texto, às suas especificidades, ao público leitor e, acima de tudo, no profundo respeito pelos autores.
O nosso método de revisão e aperfeiçoamento dialogal é uma abordagem holística que valoriza a relação entre autor, texto e leitor. Vai além da correção gramatical, considerando elementos como expressividade, coesão, fluidez e estilo, sempre em sintonia com as intenções do autor.
O objetivo é aprimorar a obra de forma profissional, potencializando sua qualidade e o engajamento dos leitores. O método propõe um processo editorial completo, que abrange desde o aperfeiçoamento do manuscrito até a revisão final, produção do livro e estratégias de marketing.
A participação ativa do autor é essencial (veja alguns relatos), pois o diálogo com os editores permite uma reflexão profunda sobre o texto e suas potencialidades. Com sensibilidade e técnica, os editores contribuem para lapidar a obra preservando sua essência, buscando sempre o equilíbrio entre a intenção do autor e a experiência do leitor. Essa abordagem fortalece a voz autoral e amplia a conexão emocional e intelectual com o público. Ao tratar o texto como um ato de interlocução, o método transforma o aperfeiçoamento e a revisão do livro em um processo criativo e colaborativo, no qual sugestões, questionamentos e percepções são compartilhados de forma respeitosa e construtiva. Assim, o método dialogal não apenas corrige, mas aperfeiçoa o texto como uma obra viva, voltada para a excelência literária, comunicativa e editorial.